Por Gustavo Martins-Coelho

2015061300

Após a decisão do supremo tribunal dos EUA [1], o casamento homossexual foi legalizado em todos os estados. O mapa acima é anterior a tal decisão, pelo que refere as diferentes leis históricas de cada estado norte-americano. Assim, no mapa acima, são indicados os países que permitem o casamento ou a união civil entre homossexuais e, no outro extremo do espectro, os países que criminalizam a homossexualidade e aqueles que a punem com a pena de morte.

O casamento homossexual é legal em 14 países, sobretudo na Europa: França, Espanha, Portugal, Suécia, Noruega, Islândia, Bélgica, Países Baixos, Nova Zelândia, Canadá, África do Sul, Argentina e Uruguai.

As uniões civis, um sucedâneo de casamento, são uma realidade sobretudo na Europa, nos EUA e na América do Sul. Os direitos garantidos por estas uniões são variáveis, sendo mais fortes nos EUA e menos relevantes na Europa Central.

A homossexualidade é um crime em 76 países, a maioria dos quais em África e no Médio Oriente, bem como nas Caraíbas e no Sudeste asiático. Em cinco desses países (Mauritânia, Sudão, Arábia Saudita, Iémen e Irão), os homossexuais podem ser condenados à pena de morte.

Anúncios