Por Gustavo Martins-Coelho

Apesar do dia sem sacos [1, 2], é possível viver boas experiências no Jumbo. Uma delas é a conta, depois de passar pela caixa: os produtos que lá se vendem são bastante affordable — embora com a qualidade a condizer. Evito os polegares do Jumbo. Acho que mereço melhor. Se um gato tem direito a Whiskas, eu também mereço o meu fiambre da perna Nobre. O original é sempre melhor do que a imitação. Excepto o Chocapic: o do Continente é melhor.

Dizem que todas as regras têm a sua excepção. O Chocapic é a excepção à regra da qualidade original. Mas qual é a excepção à regra de que todas as regras têm a sua excepção? Pode essa regra sem excepção ser a excepção a si mesma? A filosofia é um emaranhado de perguntas sem resposta. Os filósofos alegram-se, por conseguir formular perguntas; os pragmáticos esmorecem, por não encontrarem as respostas. Não vou falar de torres de marfim: há metáforas que, de tanto usadas, se gastaram, como as pedras duma escadaria muitas vezes calcorreada. Muitas perguntas, poucas ou nenhuma resposta. Será motivo de alegria haver tantas perguntas? Será motivo de tristeza não haver respostas para essas perguntas?

Quantidade não é sinónimo de qualidade. Na dúvida, acaba por valer a pena preferir menos quantidade e mais qualidade. Nas perguntas, nas respostas e no mais.

A maior dificuldade está em identificar a qualidade. É subjectivo; depende do gosto.

Diz-se que gostos não se discutem, mas diz-se paralelamente que fulaninho tem mau gosto. O que é ter mau gosto? É gostar do que mais ninguém gosta? É ser uma minoria étnica do gosto? Uma minoria gustativa… Se assim for, todos os pseudo-cultos armados em avant-garde, todos os hipsters têm mau gosto! Todas as pessoas que introduzem novas tendências têm mau gosto; e o pior é que maioria do mundo vai atrás e acaba por transformar em mainstream — outra palavra muito em voga, mas nem por isso de bom gosto — o mau gosto daquelas minorias — lá está — avant-garde. Então, afinal, ter mau gosto é apenas ser avant-garde e ter bom marketing.

Anúncios