Por Gustavo Martins-Coelho

2015081000

No gráfico acima, o eixo das ordenadas contabiliza a percentagens de promessas eleitorais que são cumpridas pelos partidos que formam governo, em cada um dos países identificados no eixo das abcissas. Os números sobre as barras indicam o número de promessas eleitorais analisadas em cada país, ao longo de vários mandatos.

Ao contrário do que os cidadãos eleitores consideram habitualmente, os políticos cumprem, em média, 60 % das promessas eleitorais que fazem. O país onde o cumprimento de promessas é mais frequente é o Reino Unido, seguido da Suécia. Portugal — concretamente, os governos socialistas liderados pelo António Guterres e pelo José Sócrates — consegue um honroso terceiro lugar, com quase 70 % das promessas cumpridas. A Itália e a Irlanda são os países em que os políticos menos cumprem o que prometem.

Os dados provêm do estudo «Explaining the fulfillment of election pledges: a comparative study on the impact of government institutions» [Explicando o cumprimento das promessas eleitorais: um estudo comparativo do impacto das instituições governamentais], compilados pelo «Observador» [1].

Anúncios