Por Satoshi Kanazawa [a]

A edição brochada do nosso livro «Why beautiful people have more daughters» [Por que as pessoas bonitas têm mais filhas] foi publicada no dia 2 de Setembro de 2008, exactamente um ano após o desaparecimento do milionário aventureiro Steve Fossett.

A 4 de Setembro de 2007, o dia da publicação em capa dura do livro, tive uma breve aparição na Fox News Live e fui entrevistado pela Jane Skinner a respeito do livro. A Fox News tinha gentilmente enviado um carro para me buscar ao meu escritório na LSE e me acompanhar até ao seu estúdio de Londres, na margem sul do Tamisa. Eles tinham contratado um maquilhador para mim (a primeira vez que eu usei maquilhagem na minha vida) e eu estava pronto para entrar no ar, para a entrevista em directo.

No entanto, o meu segmento foi sendo adiado várias vezes, porque o Steve Fossett tinha desaparecido no dia anterior e eles iam emitindo actualizações sobre o decurso das buscas a cada dez minutos. No final, a minha entrevista foi largamente encurtada, porque eles tinham ficado sem tempo.

Na altura, eu fiquei zangado com o Steve Fossett, porque acreditava que se tratava apenas dum pequeno percalço e que em breve ele apareceria são e salvo em qualquer lugar do deserto. Eu tinha até mesmo suspeitado de que se tratasse dalgum tipo de golpe publicitário da sua parte; e não podia imaginar que ele viria a ser declarado morto pelo tribunal. Naturalmente, a possibilidade de crime nunca pode ser completamente descartada; e suponho que ainda há rumores [2] sobre o que se passou naquele dia. Eu, pessoalmente, não consigo perceber como o seu avião pôde desaparecer completamente durante mais dum ano e como não foi possível encontrar os seus destroços no deserto durante as buscas intensivas.

De qualquer forma, para todos aqueles que ainda não estão familiarizados com o nosso livro, trata-se duma introdução geral (não académica e não técnica) ao campo da psicologia evolutiva. Na sua recensão do livro, na revista electrónica Evolutionary Psychology [3], a Jaime C. Confer, da Universidade do Texas em Austin escreve:

«Why beautiful people have more daughters» é apresentado de forma envolvente e simples, encaixando a ciência da evolução nas vidas dos seus vizinhos do lado. […] Os leitores são deixados com uma amostra de como as influências evolutivas permeiam quase todas as facetas da vida diária. […] Para um principiante que procure descobrir o mundo da psicologia evolutiva, o livro de Miller e Kanazawa «Why beautiful people have more daughters» é uma boa forma de começar.

Se o leitor estiver interessado em aprender mais sobre a psicologia evolutiva, eu recomendo vivamente (embora, reconhecidamente, com prejuízo) a edição brochada do nosso livro, disponível na Amazon.com [4], na Amazon.co.uk [5], e na Barnes & Noble.com [6].


Nota:

a: Este artigo foi traduzido do original [1] pelo editor chefe (n. do T.).

