Por Renata Aguiar

O dia começa cedo. Muito cedo, depois de tantas noites demasiado curtas. As rotinas de sempre:  o pequeno almoço, a roupa escolhida no dia anterior mecanicamente vestida, a caixa de areia da Amélia [1] para limpar, base no rosto em vez do sol que não apanhei nas férias porque havia muitos trabalhos de casa para fazer.

Doze minutos de caminhada rápida até ao trabalho. Filas impacientes à chegada, olhares tão inertes como as senhas nas mãos. Os primeiros sorrisos de bons dias, envergar a bata, o estetoscópio. A enfermaria, a consulta, a baixa para passar, as análises para ver, o bloco operatório, o sistema de prescrição que só abre na terceira tentativa, as saudações pelos corredores, rever a lista para ver o que falta fazer, procurar os seniores para discutir o caso, tentar contactar por causa daquele exame.

— Cara linda! — diz uma doente.

— Não tenho dinheiro para os medicamentos… — diz outro.

Escrever a nota de alta, o sistema foi abaixo, vou só buscar uma sandes ao bar, um familiar que reclama, uma velhinha grita:

— Ó da guarda!

Falta ajustar a tabela, passar na urgência, registar a lista de afazeres pendentes para amanhã.

Sair, ir ao ginásio se remanescer energia. É tarde, vamos preparar qualquer coisa rápida para o jantar. Ainda tenho de rever uns artigos para amanhã. Podes ir tu ao supermercado? Não vou chegar cedo.

Pausa. Recomeça. Talvez mais logo, quando chegar a casa, tenha tempo para voltar àquele caso que estava a escrever.

Há dias como hoje. Dias em que só apetece o aconchego do chocolate e música a afagar-me os ouvidos.

chocolate 1

Bolo de chocolate e frutos vermelhos

Ingredientes:

  • 4 ovos grandes
  • 2 chávenas de açúcar
  • 1 chávena de óleo
  • 1 chávena de água morna
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 125 g de chocolate em pó
  • 1 embalagem de frutos vermelhos congelados
  • 2–3 colheres de açúçar
  • uma embalagem de queijo creme tipo Philadelphia
  • 50 g de manteiga sem sal
  • 75 g de açúcar em pó
  • frutos vermelhos frescos para decorar

Preparação:

Ligar o forno a 180 °C.

Bater os ovos inteiros com o açúcar, até obter um creme homogéneo e esbranquiçado. Adicionar o óleo e misturar bem, até que fique incorporado na mistura.

Juntar então o chocolate em pó e a farinha e misturar bem.

Por fim, acrescentar a água morna e mexer bem.

Levar ao forno durante cerca de 40 minutos (ou até o palito sair seco) em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.

Entretanto, preparar o recheio, colocando num tacho, em lume brando, os frutos vermelhos e o açúcar (a quantidade dependerá de preferir um recheio mais ácido e contrastante com o bolo ou mais doce), até os frutos ficarem cozinhados, mas a mistura pouco espessa.

Por fim, confeccionar a cobertura, batendo a manteiga amolecida com o queijo creme e o açúcar em pó. Reservar no frio até à utilização.

Após desenformar o bolo, esperar que arrefeça um pouco e cortá-lo longitudinalmente em duas partes. Sobre a primeira, espalhar o recheio de frutos vermelhos. Colocar a outra metade do bolo sobre a primeira e cobrir com o creme de queijo, espalhando-o cuidadosamente (este passo deve ser concretizado após o bolo estar completamente frio). Decorar com os frutos vermelhos frescos.

Anúncios