Por Satoshi Kanazawa [a]

Uma descrição típica do ideal de beleza feminina inclui sempre cabelo loiro e olhos azuis. Depois do Frank Marlowe ter proposto uma solução [2] para o mistério da razão por que os homens preferem mulheres com mamas grandes, a atracção dos olhos azuis permaneceu o único mistério a resolver, na área da traços associados à atracção física. Nós agora sabemos por que os homens preferem as mulheres com todos os traços que caracterizam a Barbie, ou uma loira espampanante, e nós sabíamos qual a lógica evolutiva por trás de cada um deles. Mas a cor dos olhos, até mais do que a cor do cabelo, parece um traço arbitrário. Por que as mulheres com olhos azuis hão-de ser diferentes daquelas com olhos verdes ou castanhos? No entanto, uma preferência por olhos azuis parece tanto universal como inegável.

Há um pormenor adicional no mistério dos olhos azuis. Ao contrário de todos os outros traços discutidos anteriormente nesta colecção [3] (juventude [4], cabelo comprido [5], cintura fina [6], mamas grandes [2] e cabelo loiro [7]), que são considerados atraentes apenas nas mulheres, os olhos azuis são considerados atraentes tanto nas mulheres como nos homens. Por exemplo, uma descrição típica dum homem atraente é «alto, moreno e bonito», não louro; ao contrário das mulheres louras, homens loiros não são universalmente considerados atraentes (porque as mulheres geralmente preferem acasalar com homens mais velhos, não mais jovens). No entanto, como os exemplos de Frank Sinatra («Ol’ blue eyes») e Paul Newman (que disse certa vez não querer que o seu epitáfio dissesse «aqui jaz Paul Newman, que morreu um fracassado, porque os seus olhos se tornaram castanhos») mostram, os homens com olhos azuis são considerados atraentes, tal como as mulheres com olhos azuis. Assim, parece que a resposta à pergunta «por que são os olhos azuis atraentes?» deve envolver mais do que a preferência sexual masculina.

A atracção pelos olhos azuis permaneceu um mistério evolutivo, até que uma estudante minha, a Lee Anne Turney, sugeriu uma nova solução, no seu trabalho final para uma disciplina que estudou comigo, na Primavera de 2002. Tanto quanto sei, a sua é a única explicação disponível para a atracção pelos olhos azuis alguma vez proposta e tem, pelo menos, alguma plausibilidade. Mas, evidentemente, terá de ser submetida a um ensaio experimental rigoroso, antes de se tornar uma explicação aceite.

A Lee Anne Turney chamou a atenção para o facto de que a pupila humana dilata quando um indivíduo está exposto a algo que ele ou ela gosta. Por exemplo, as pupilas das mulheres e das crianças (mas não dos homens) dilatam espontaneamente quando elas vêem bebés. Assim, a dilatação da pupila, que está geralmente fora do controlo voluntário consciente dum indivíduo, pode ser usada como indicador honesto de interesse e atracção. A maioria das pessoas nem sequer está consciente de que o tamanho das suas pupilas muda quando vêem algo que gosta, pelo que seria difícil enganar os outros através da manipulação consciente do tamanho da pupila. Não temos como evitar revelar o nosso interesse e atracção relativamente aos outros, através do tamanho das nossas pupilas.

A Lee Anne Turney, de seguida, faz duas observações simples. Em primeiro lugar, todas as pupilas humanas são escuras, independentemente da cor da íris, que rodeia a pupila e determina a cor do olho. Em segundo lugar, o azul é a cor mais clara da íris humana. A consequência destas duas observações é que o tamanho da pupila é mais fácil de determinar em olhos azuis. Se o leitor estiver face a face com pessoas com diferentes cores dos olhos e tiver de determinar se cada uma gosta ou está interessada em si, se todas as restantes condições forem iguais, é mais fácil ler o nível de interesse ou atracção da pessoa de olhos azuis.

O argumento da Lee Anne Turney, que eu acredito que pode ser verdade, é que as pessoas de olhos azuis são considerados atraentes como potenciais parceiros, porque é mais fácil determinar se elas estão interessadas ​​em nós ou não. É mais fácil «ler a mente» de pessoas com olhos azuis, do que daquelas com olhos de qualquer outra cor, pelo menos quando se trata de interesse ou atracção.

Uma das vantagens da solução da Lee Anne Turney para o quebra-cabeça dos olhos azuis é que ela não só explica por que os olhos azuis são considerados ideais nos parceiros, mas também por que, ao contrário de todas as outras características que discuti nesta colecção [3], os olhos azuis são considerados atraentes em ambos os sexos. É tão importante para as mulheres ler as mentes dos homens, como é para os homens ler as das mulheres; aliás, tendo em conta as consequências muito maiores, para as mulheres, de cometer o erro de se sentirem atraídas pela pessoa «errada», estas devem ter uma maior necessidade de distinguir se o interesse aparente do seu potencial parceiro em si é genuíno ou não. As consequências negativas de ser enganada por um pretendente mentiroso são muito maiores para as mulheres, pelo que os olhos azuis devem ser uma característica mais importante nos homens que nas mulheres.

Curiosamente, acredito que a lógica da Lee Anne Turney também pode explicar por que as pessoas com olhos castanhos escuros são muitas vezes consideradas «misteriosas». Elas são misteriosas, porque as suas mentes — ou seja, se estão ou não interessadas, ou se se sentem atraídas por nós — são muito mais difíceis de avaliar. A cor castanho escuro da íris é muito semelhante à cor (universal) da pupila e, por isso, é muito difícil medir o tamanho da pupila em olhos castanhos escuros. Num estudo, muitas pessoas, homens e mulheres, expressam desagrado face aos olhos castanhos extremamente escuros (tal como fazem em relação ao cabelo ruivo).


Nota:

a: Este artigo foi traduzido do original [1] pelo editor chefe (n. do T.).

Anúncios