Por Jarrett Walker [a]

A «US News» e a «World Report» afirmaram [2] ter identificado as dez melhores cidades dos Estados Unidos para o transporte colectivo público:

  1. Denver–Aurora (Colorado) [3]
  2. Nova Iorque–Newark (Nova Iorque, Nova Jérsia, Connecticut[4]
  3. Los Angeles–Long Beach–Santa Ana, Califórnia [5]
  4. Boston (Massachussetts, New Hampshire, Rhode Island) [6]
  5. Portland (Oregão) [7]
  6. São José (Califórnia) [8]Salt Lake City (Utah) [9]
  7. São Diego (Califórnia) [10]
  8. Seattle (Washington[11]
  9. Honolulu (Havai) [12]

Tudo belas cidades. A metodologia:

A classificação leva em conta a despesa per capita no transporte colectivo público, o número de incidentes por milhão de viagens e o número de viagens realizadas per capita.

Mas, depois, temos isto:

A análise dos dados da Administração Federal do Transporte colectivo e da APTA mostra quais as cidades que estão entre as melhores do país para o transporte público. Os sistemas de cada uma dessas cidades têm características únicas, que os distinguem. O transporte público de Portland oferece aos passageiros uma variedade de opções de viagem, incluindo autocarros, metro ligeiro, comboios urbanos, eléctricos e um teleférico.

Ai! A diversidade de tecnologias nada diz sobre opções de viagem! E se os habitantes de Portland realmente tivessem as opções de autocarro, metro ligeiro, comboio urbano, eléctrico e teleférico todos como alternativa para a mesma viagem, seria uma rede muito estúpida, não seria?


Nota:

a: Este artigo foi traduzido do original [1] pelo editor chefe (n. do T.).

Anúncios