Por Jarrett Walker [a]

Aqui está uma notícia útil; ou, pelo menos, uma notícia que é útil para mim, um passageiro absurdamente frequente.

Todos os sítios de compras de viagens de avião usuais tornam muito difícil avaliar as opções de transporte colectivo a partir da localização do hotel. No máximo, apresentam distâncias e, por vezes, os tempos de viagem de carro. De modo que eu acabo muitas vezes por gastar imenso tempo a pesquisar e por pagar caro num hotel próximo do meu destino, quando poderia facilmente ter ficado mais longe, por um preço mais baixo, se soubesse que havia bom transporte colectivo para lá.

Um serviço que me diga isso [2] é, portanto, uma ferramenta muito boa. No caso de Washington DC, uma página [3] permite ver todos os hotéis que estão perto (objectivamente perto, não perto segundo a publicidade do hotel) duma estação de metro. É da autoria do Jeff Howard; e existe também para o metro MARTA, de Atlanta [4].

É possível obter informação similar através do Google, de forma muito grosseira, apontando o Google Maps numa cidade e, em seguida, especificando, por exemplo, «hotéis perto duma estação de metro», mas o Google confunde-se facilmente com pedidos excessivamente claros, além de que, para o Google, «perto» significa perto de carro próximo, não perto de transporte colectivo. Talvez um dia o Google venha a conseguir entender «hotel a menos de 400 m duma paragem de transporte colectivo frequente», ou mesmo «hotel a menos de 30 minutos em transporte colectivo frequente a partir de…». Mas isso está claramente fora do âmbito actual, além de que o Google, muitas vezes, parece mais interessado em interpretar expressões de pesquisa vagas, do que em responder a pedidos mais claramente definidos.

De qualquer forma, mesmo um motor de busca competente não iria produzir um retorno tão útil sobre hotéis como o do Jeff Howard. Clicando numa estação, há um resumo sobre a área envolvente, incluindo um mapa que mostra a relação exacta do hotel com a estação, bem como ligações para os próprios hotéis, incluindo um serviço de reserva. Bom trabalho, Jeff!


Nota:

a: Este artigo foi traduzido do original [1] pelo editor chefe (n. do T.).

Anúncios