Por Carlos Lima (com Juliana Soares e Raquel Moreira)

Carlos — Há muitas coisas na nossa vida que são naturais, ou seja, é previsível e inevitável que aconteçam; mas os caminhos que escolhemos podem retardar ou acelerar o processo, ou permitir que a evolução seja de maior ou menor qualidade. A Juliana e a Raquel vão falar sobre a forma manter a qualidade de vida por mais anos quando se envelhece, seguindo a velha máxima: «dar anos à vida e vida aos anos».

Juliana — Envelhecer faz parte do nosso ciclo da vida. Nascemos, crescemos e morremos e, durante todo este período, que criamos a nossa própria identidade.

Raquel — Cada dia, cada hora, cada minuto é um passo para uma meta que se mostra como um processo fisiológico natural e complexo.

Juliana — Apesar de poder ser visto como uma fase de falências do organismo e um processo de perdas e de declínio, o envelhecimento é cada vez mais reconhecido como um processo de ganhos e de crescimento.

Raquel — O envelhecimento activo é o processo de optimização das oportunidades de saúde, de participação e de segurança, com o objectivo de melhor a qualidade de vida ,à medida que as pessoas ficam mais velhas. Assim sendo, o envelhecimento activo tem como principiais objectivos aumentar a expectativa duma vida saudável e a qualidade de vida, manter a autonomia e a independência e evitar o aparecimento de doenças crónicas.

Juliana — Existem inúmeras actividades que promovem o envelhecimento activo. A hidroginástica, a aeróbica e pequenas caminhadas são excelentes opções para quem quer envelhecer com saúde. Os benefícios destas actividades são inúmeros; salienta-se a capacidade de tonificar os músculos, de aumentar a força muscular, de permitir a manutenção do equilíbrio corporal, de ajudar a manter a densidade mineral óssea, de prevenir a osteoporose, de controlar a pressão arterial, de melhorar a auto-estima e de diminuir a ansiedade.

Carlos — Muito obrigado à Juliana e à Raquel pelos alertas práticos e pela importante mensagem sobre uma forma simples e prazenteira de envelhecer.

Saúde!

Advertisements