Por João Roncha

Já muito pouco pode ser dito a propósito da incrível ascensão do mercado cinematográfico comercial de Bollywood, chegando mesmo a almejar em algumas das suas películas mais recentes, o mercado competitivo com a toda-poderosa Hollywood.
A indústria cinematográfica de Bollywood, com sede em Mumbai, é a maior indústria de cinema do mundo em termos de vendas de bilhetes e de quantidade de filmes realizados por ano.
O termo «Bollywood», na sua génese, cobre quase todos os estilos, desde a dança perpetuada, por exemplo, no mais que conhecido «Slumdog millionaire». Mas há outros, por exemplo, kathak, bharatanatyam, odissi, garba e bhangra, também a dança do ventre, as danças latinas, o hip-hop, a música contemporânea ou o jazz, só para citar alguns! Bollywood tem a sua expressão musical e de dança bem acentuada e pretende afirmar-se e englobar todos esses elementos e muito mais, bem como ter seu próprio sabor e mérito.
Nós por cá, vamos continuar a receber dois a três filmes por ano da massiva produção de filmes que se realizam anualmente na capital da indústria indiana.

Lista dos 10 dos maiores êxitos comerciais cinematográficos de Bollywood:

«3 idiotas»
«Chennai Express»
«Sultan»
«Dhoom»
«PK – Peekay»
«Happy new year»
«Dilwale»
«Kick»
«Krrish»
«Bang Bang»
 

Advertisements