Por Gustavo Martins-Coelho


Já em 2013 assinalei o desfasamento dos horários das linhas da STCP que descem (ou sobem, consoante a perspectiva) a Avenida da Boavista [1]. Daí para agora, o panorama não mudou muito. Em particular, não mudou a total desarticulação entre os horários das diferentes linhas. Estamos a falar dum percurso de dois quilómetros e cerca de dez minutos de autocarro, com cinco paragens, desde a Rotunda da Boavista até pouco depois da Via de Cintura Interna, o que corresponde a quase metade da Avenida da Boavista, talvez a mais importante avenida do Porto. Ou seja, é um percurso que bastantes passageiros fazem, nomeadamente, em ligação com o metro, na Casa da Música.

Aos dias úteis, a realidade é a do quadro seguinte:

Período Autocarros por hora Frequência potencial Espera  mínima real Espera máxima real
06:00 07:00 9 cada 7 mins. 0:00 0:17
07:00 08:00 16 cada 4 mins. 0:00 0:10
08:00 09:00 18 cada 3 mins. 0:00 0:09
09:00 10:00 14 cada 4 mins. 0:00 0:10
10:00 11:00 14 cada 4 mins. 0:00 0:13
11:00 12:00 13 cada 5 mins. 0:00 0:10
12:00 13:00 13 cada 5 mins. 0:00 0:13
13:00 14:00 14 cada 4 mins. 0:01 0:10
14:00 15:00 14 cada 4 mins. 0:00 0:09
15:00 16:00 13 cada 5 mins. 0:00 0:13
16:00 17:00 13 cada 5 mins. 0:00 0:11
17:00 18:00 16 cada 4 mins. 0:00 0:10
18:00 19:00 14 cada 4 mins. 0:00 0:10
19:00 20:00 10 cada 6 mins. 0:00 0:12
20:00 21:00 10 cada 6 mins. 0:00 0:20
21:00 22:00 4 cada 15 mins. 0:00 0:30
22:00 23:00 3 cada 20 mins. 0:10 0:30
23:00 00:00 2 cada 30 mins. 0:28 0:30
00:00 01:00 2 cada 30 mins. 0:12 0:18

O quadro deve ler-se da seguinte forma: entre as seis e as sete horas da manhã, por exemplo, passam nove autocarros no referido percurso na Avenida da Boavista, o que permitiria uma frequência de sete minutos. Porém, como passam dois autocarros seguidos (daí o tempo mínimo de espera ser de zero minutos), chegam a mediar dezassete minutos (mais do dobro da frequência possível) entre dois autocarros.

Como já vi que apontar os problemas não os resolve (já escrevi sobre a mesma situação há mais de três anos [1] e está tudo exactamente igual, este tempo volvido), elaborei a minha própria sugestão de horário, que coloca exactamente um autocarro a passar segundo a frequência média acima indicada.

O horário actual aos dias úteis, na Boavista:

201 203 502 503
6:13 Espera 6:10 Espera 5:55 Espera 6:00 Espera
6:43 0:30 6:35 0:25 6:13 0:18 6:30 0:30
7:03 0:20 7:00 0:25 6:33 0:20 7:00 0:30
7:18 0:15 7:18 0:18 6:53 0:20 7:24 0:24
7:33 0:15 7:36 0:18 7:13 0:20 7:48 0:24
7:43 0:10 7:56 0:20 7:28 0:15 8:12 0:24
7:52 0:09 8:17 0:21 7:39 0:11 8:36 0:24
8:01 0:09 8:35 0:18 7:50 0:11 9:10 0:34
8:10 0:09 8:53 0:18 8:01 0:11 9:50 0:40
8:19 0:09 9:11 0:18 8:12 0:11 10:30 0:40
8:28 0:09 9:29 0:18 8:23 0:11 11:10 0:40
8:37 0:09 9:47 0:18 8:34 0:11 11:50 0:40
8:46 0:09 10:03 0:16 8:45 0:11 12:20 0:30
8:55 0:09 10:21 0:18 8:56 0:11 12:50 0:30
9:03 0:08 10:39 0:18 9:08 0:12 13:20 0:30
9:13 0:10 10:58 0:19 9:20 0:12 13:50 0:30
9:25 0:12 11:18 0:20 9:35 0:15 14:20 0:30
9:37 0:12 11:38 0:20 9:50 0:15 14:50 0:30
9:50 0:13 11:58 0:20 10:05 0:15 15:20 0:30
10:01 0:11 12:18 0:20 10:20 0:15 15:50 0:30
10:13 0:12 12:38 0:20 10:37 0:17 16:20 0:30
10:26 0:13 12:58 0:20 10:54 0:17 16:50 0:30
10:39 0:13 13:18 0:20 11:11 0:17 17:20 0:30
10:52 0:13 13:38 0:20 11:28 0:17 17:50 0:30
11:05 0:13 13:58 0:20 11:45 0:17 18:20 0:30
11:18 0:13 14:18 0:20 12:02 0:17 18:55 0:35
11:31 0:13 14:38 0:20 12:19 0:17 19:30 0:35
11:44 0:13 14:58 0:20 12:36 0:17 20:05 0:35
11:57 0:13 15:18 0:20 12:53 0:17 20:45 0:40
12:10 0:13 15:38 0:20 13:08 0:15 21:25 0:40
12:23 0:13 15:58 0:20 13:25 0:17 22:45 1:20
12:36 0:13 16:20 0:22 13:42 0:17 00:05 1:20
12:49 0:13 16:40 0:20 13:57 0:15
13:02 0:13 17:00 0:20 14:12 0:15
13:15 0:13 17:17 0:17 14:27 0:15
13:28 0:13 17:33 0:16 14:42 0:15
13:41 0:13 17:49 0:16 14:57 0:15
13:54 0:13 18:05 0:16 15:12 0:15
14:07 0:13 18:20 0:15 15:27 0:15
14:20 0:13 18:40 0:20 15:42 0:15
14:33 0:13 19:00 0:20 15:57 0:15
14:46 0:13 19:28 0:28 16:12 0:15
14:59 0:13 19:55 0:27 16:25 0:13
15:12 0:13 20:25 0:30 16:41 0:16
15:25 0:13 20:55 0:30 16:54 0:13
15:38 0:13 17:07 0:13
15:51 0:13 17:19 0:12
16:04 0:13 17:31 0:12
16:17 0:13 17:43 0:12
16:29 0:12 17:55 0:12
16:41 0:12 18:07 0:12
16:53 0:12 18:19 0:12
17:05 0:12 18:34 0:15
17:17 0:12 18:49 0:15
17:29 0:12 19:05 0:16
17:41 0:12 19:23 0:18
17:53 0:12 19:41 0:18
18:05 0:12 20:03 0:22
18:17 0:12 20:25 0:22
18:29 0:12 20:55 0:30
18:41 0:12 21:25 0:30
18:53 0:12 21:55 0:30
19:11 0:18 22:25 0:30
19:28 0:17 22:55 0:30
19:43 0:15 23:25 0:30
20:03 0:20 23:53 0:28
20:23 0:20 00:23 0:30
20:48 0:25
21:13 0:25

Para cada uma das linhas, é indicada a hora a que ela passa na paragem, na Boavista, e o tempo de espera até à passagem seguinte da mesma linha.

Agora, a minha proposta:

201 203 502 503
6:02 Espera 6:09 Espera 5:55 Espera 6:30 Espera
6:23 0:21 6:51 0:42 6:16 0:21 7:09 0:39
6:44 0:21 7:21 0:30 6:37 0:21 7:33 0:24
7:05 0:21 7:45 0:24 6:58 0:21 7:57 0:24
7:17 0:12 8:07 0:22 7:13 0:15 8:16 0:19
7:29 0:12 8:25 0:18 7:25 0:12 8:34 0:18
7:41 0:12 8:43 0:18 7:37 0:12 8:52 0:18
7:53 0:12 9:01 0:18 7:49 0:12 9:13 0:21
8:04 0:11 9:25 0:24 8:01 0:12 9:37 0:24
8:13 0:09 9:49 0:24 8:10 0:09 10:01 0:24
8:22 0:09 10:13 0:24 8:19 0:09 10:25 0:24
8:31 0:09 10:37 0:24 8:28 0:09 10:49 0:24
8:40 0:09 11:01 0:24 8:37 0:09 11:16 0:27
8:49 0:09 11:31 0:30 8:46 0:09 11:46 0:30
8:58 0:09 12:01 0:30 8:55 0:09 12:16 0:30
9:09 0:11 12:31 0:30 9:05 0:10 12:46 0:30
9:21 0:12 13:01 0:30 9:17 0:12 13:13 0:27
9:33 0:12 13:25 0:24 9:29 0:12 13:37 0:24
9:45 0:12 13:49 0:24 9:41 0:12 14:01 0:24
9:57 0:12 14:13 0:24 9:53 0:12 14:25 0:24
10:09 0:12 14:37 0:24 10:05 0:12 14:49 0:24
10:21 0:12 15:01 0:24 10:17 0:12 15:16 0:27
10:33 0:12 15:31 0:30 10:29 0:12 15:46 0:30
10:45 0:12 16:01 0:30 10:41 0:12 16:16 0:30
10:57 0:12 16:31 0:30 10:53 0:12 16:46 0:30
11:11 0:14 17:01 0:30 11:06 0:13 17:13 0:27
11:26 0:15 17:25 0:24 11:21 0:15 17:37 0:24
11:41 0:15 17:49 0:24 11:36 0:15 18:01 0:24
11:56 0:15 18:13 0:24 11:51 0:15 18:25 0:24
12:11 0:15 18:37 0:24 12:06 0:15 18:49 0:24
12:26 0:15 19:01 0:24 12:21 0:15 19:19 0:30
12:41 0:15 19:37 0:36 12:36 0:15 19:55 0:36
12:56 0:15 20:13 0:36 12:51 0:15 20:31 0:36
13:09 0:13 20:49 0:36 13:05 0:14 21:16 0:45
13:21 0:12 13:17 0:12 21:46 0:30
13:33 0:12 13:29 0:12 22:21 0:35
13:45 0:12 13:41 0:12 23:01 0:40
13:57 0:12 13:53 0:12 00:01 1:00
14:09 0:12 14:05 0:12
14:21 0:12 14:17 0:12
14:33 0:12 14:29 0:12
14:45 0:12 14:41 0:12
14:57 0:12 14:53 0:12
15:11 0:14 15:06 0:13
15:26 0:15 15:21 0:15
15:41 0:15 15:36 0:15
15:56 0:15 15:51 0:15
16:11 0:15 16:06 0:15
16:26 0:15 16:21 0:15
16:41 0:15 16:36 0:15
16:56 0:15 16:51 0:15
17:09 0:13 17:05 0:14
17:21 0:12 17:17 0:12
17:33 0:12 17:29 0:12
17:45 0:12 17:41 0:12
17:57 0:12 17:53 0:12
18:09 0:12 18:05 0:12
18:21 0:12 18:17 0:12
18:33 0:12 18:29 0:12
18:45 0:12 18:41 0:12
18:57 0:12 18:53 0:12
19:13 0:16 19:07 0:14
19:31 0:18 19:25 0:18
19:49 0:18 19:43 0:18
20:07 0:18 20:01 0:18
20:25 0:18 20:19 0:18
20:43 0:18 20:37 0:18
21:01 0:18 20:55 0:18
21:31 0:36
22:01 0:30
22:41 0:40
23:31 0:50
00:31 1:00

Note-se que, na minha proposta, o primeiro 201 passa onze minutos mais cedo e o último passa doze minutos mais cedo; o primeiro 203 passa um minuto mais cedo e o último passa seis minutos mais cedo; o primeiro 502 passa à mesma hora e o último passa oito minutos mais tarde; e o primeiro 503 passa trinta minutos mais cedo e o último passa quatro minutos mais tarde. Não há, portanto, diferenças consideráveis, em termos de duração do serviço, com excepção da abertura do 503, de manhã.

Por outro lado, em termos de frequência, a linha 201 mantém-se praticamente inalterada, a linha 203 sofre uma redução e as linhas 502 e 503 vêem a sua frequência aumentar, mantendo-se o número total de viagens nas quatro linhas inalterado.

A única diferença é que, com este horário, passa exactamente um autocarro a cada sete minutos entre as 6h00 e as 7h00; um a cada quatro minutos entre as 7h00 e as 8h00, as 9h00 e as 11h00, as 13h00 e as 15h00 e as 18h00 e as 19h00; um a cada três minutos entre as 8h00 e as 9h00; um a cada cinco minutos entre as 11h00 e as 13h00 e as 15h00 e as 17h00; um a cada seis minutos entre as 19h00 e as 21h00; um a cada quinze minutos entre as 21h00 e as 22h00; um a cada vinte minutos entre as 22h00 e as 23h00; e um a cada meia hora entre as 23h00 e a 1h00. Nada mau!

E aos fins-de-semana e feriados?

Depende. Ao Sábado, é possível ter a seguinte frequência combinada: cada dez minutos, entre as 6h00 e as 8h00; cada sete minutos, entre as 8h00 e as 9h00, as 13h00 e as 14h00 e as 18h00 e as 19h00; cada nove minutos, entre as 9h00 e as 11h00 e as 12h00 e as 13h00; cada oito minutos, entre as 11h00 e as 12h00, as 14h00 e as 18h00 e as 19h00 e as 21h00; e cada quinze minutos, entre as 21h00 e a 1h00. Actualmente, chega-se a esperar meia hora antes das 8h00 e depois das 21h00; quase vinte minutos entre as 8h00 e as 9h00 e entre as 19h00 e as 21h00; e doze minutos no resto do dia.

Em termos de duração do serviço, o primeiro 201 passaria à mesma hora, mas o serviço, à noite, é estendido por mais de três horas; o primeiro 203 passaria três quartos de hora mais cedo do que no horário actual e o último quase quatro horas mais tarde do que actualmente; o primeiro 502 passaria dez minutos mais cedo e o último oito minutos mais cedo; e o primeiro 503 passaria oito minutos mais tarde e o último cinco minutos mais cedo.

Tudo isto, sem aumentar o número total de viagens.

Ao Domingo e nos feriados, é possível, mais uma vez sem alterar o número total de viagens, ter uma frequência de nove minutos das 6h00 às 14h00 e das 19h00 às 21h00; de oito minutos das 14h00 às 19h00; de quinze minutos das 21h00 às 22h00; de vinte minutos das 22h00 às 23h00; e de trinta minutos das 23h00 à 1h00. Actualmente, chega-se a esperar meia hora, entre as 6h00 e as 14h00 e depois das 21h00; um quarto de hora, entre as 14h00 e as 19h00; e vinte minutos, entre as 19h00 e as 21h00.

Além disso, o primeiro 201 passaria um minuto mais cedo e o último 21 minutos mais tarde; o primeiro 203 passaria 44 minutos mais cedo e o último 53 minutos mais tarde; o primeiro 502 passaria dez minutos mais cedo e o último oito minutos mais tarde; e o primeiro 503 passaria nove minutos mais tarde e o último 54 minutos mais tarde.

Resumindo: a minha proposta aumenta a frequência e a duração do serviço em todos os dias da semana, sem aumentar o número total de viagens realizadas. Senhores que fazem o planeamento das carreiras da STCP, pensem nisto, por favor!

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