Colunistas

A «Rua da Constituição» conta actualmente com dezassete colunistas.

O Gustavo Martins-Coelho é médico interno na Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, investigador doutorando no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e docente da Faculdade de Medicina da mesma Universidade. O Gustavo escreve quatro colunas: «O Muro das Lamentações» [1], «Dias Passados» [2], «Viagens do Guê» [3] e «Mil Palavras» [4]; e colabora também também na coluna «Consultório da Ria» [5].

O Helder Oliveira Coelho é médico interno no Serviço de Anatomia Patológica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, e docente convidado da Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa. Regista, na coluna «Crónicas Altitude» [6] as suas crónicas, difundidas previamente na rubrica «Teoria da Evolução», da Rádio Altitude [7].

O Jarrett Walker é consultor internacional em política e desenho de redes de transporte colectivo desde 1991, sendo actualmente consultor principal na MRCagney, na Austrália, e presidente da sua própria empresa, Jarrett Walker and Associates, na América do Norte. É autor do livro «Human Transit: How Clearer Thinking about Public Transit Can Enrich Our Communities and Our Lives» (Island Press). O Jarrett escreve a coluna «Transporte Humano» [8]. Os seus artigos são traduzidos pelo editor-chefe a partir dos originais em Inglês, publicados no blogue «Human Transit» [9].

A Sara Teotónio Dinis escreve a coluna «Olho Clínico» [10].

O Satoshi Kanazawa é psicólogo evolutivo e investigador da inteligência na London School of Economics and Political Science. É o autor de «The Intelligence Paradox:  Why the Intelligent Choice Isn’t Always the Smart One» (Wiley, 2012) e o co-autor (juntamente com Alan S. Miller) de «Why Beautiful People Have More Daughters» (Penguin, 2007).  Para mais informações sobre o seu trabalho, visite a sua página pessoal na LSE: «http://personal.lse.ac.uk/Kanazawa» [11]. O Satoshi escreve a coluna «O Fundamentalista Científico» [12]. Os seus artigos são traduzidos pelo editor chefe a partir dos originais em Inglês, publicados na revista «Psychology Today» [13].

O Manuel Varzim publica parte do seu trabalho fotográfico na coluna «Só Visto» [14].

O Carlos Lima escreve a coluna «Vistas do Banco» [15] e colabora na coluna «Consultório da Ria» [5].

O Nuno Rua tem 24 anos e é formado em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa. Destacou-se no seu curso em Etnomusicologia, Filosofia e Sociologia da Música, áreas que continuam a ser o seu espaço de interrogações. O Nuno escreve a coluna «Anotação Musical» [16].

O Marcos Santos é economista reformado. Deu-lhe para a pintura, em modo autodidacta. Mostra alguns dos seus rabiscos na coluna «Sol em Azul» [17].

A Alice Santos é técnica na Biblioteca da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Sempre gostou de escrever, mas só ao aceitar prefaciar os livros de Rosa Maria Anselmo, «Diferentes momentos» e «Sinais do silêncio», assumiu publicamente esse gosto: começou a publicar em 2008 [18] e apresentou, a convite da Mosaico de Palavras Editora, a obra «Palavras com gume», de Manuel Bastos. Já tem colaborado, também, na apresentação de livros — tanto de poesia como de contos infantis —, lendo excertos dos mesmos. O gosto pela música conduziu-a ao Coral de Letras da Universidade do Porto. A sua paixão pela escrita, sobretudo a poesia, leva-a, com bastante regularidade, a várias tertúlias no Porto e arredores, a fim de poder declamar a sua poesia, mas sobretudo a doutros autores. A Alice escreve as colunas «Um Poeta e um Poema» [19] e «Versos singulares» [20].

A Renata Aguiar escreve a coluna «Papas na Língua» [21].

O Nuno Albuquerque Matos é licenciado e mestre pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Actualmente, é colaborador do Banco de Portugal. Colabora na coluna «Ágora Lusitana» [22].

Isabel Pinho colabora na coluna «Ágora Lusitana» [22].

A Diana Martins Correia escreve as colunas «Ideia da Linguagem» [23]; e «Ideia da Imagem» [24].

Noémia Lemos Costa, engenheira mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do
Porto, acredita que ainda há livros por escrever, muitos deles sobre o Socialismo. Profissionalmente, dedica-se ao estudo e optimização de consumos energéticos, que é o mesmo que trabalhar diariamente no aumento da eficiência. Nasceu em Gondarém, Vila Nova de Cerveira, e pretende morrer o mais perto possível daquela terra. Colabora na coluna «Ágora Lusitana» [22].

O Vasco Gonçalves colabora na coluna «Ágora Lusitana» [22].

João Pedro Roncha escreve a coluna «Lumière» [25].

Passaram ainda pela «Rua da Constituição»:

Ana Raimundo Santos, que escreveu a coluna «Estado de Sítio» [27] entre Julho de 2013 e Outubro de 2015.

O Hugo Pinto de Abreu, que escreveu a coluna «Docendo Discimus» [26] entre Junho de 2013 e Fevereiro de 2016 e colaborou na coluna «Consultório da Ria» [5] entre Julho de 2014 e Abril de 2015.

O João Figueirinhas Costa, que colaborou na coluna «Ágora Lusitana» [22] em Outubro de 2015.

Nuno Rodrigues, que colaborou na coluna «Ágora Lusitana» [22] entre Setembro e Novembro de 2015.

O João Francisco Pupo, que escreveu a coluna «Nothing is Written» [28] entre Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: